"
Apoiado por

Se um desconhecido te oferecer valores, isso é Input

Interrogação

Num relatório, os valores são normalmente pedidos ao utilizador no ecrã de selecção inicial, antes da execução do programa. Mas e se quiseres pedir-lhe mais alguns valores, interactivamente, a meio da execução do programa?

Uma forma de o fazer é criar um ecrã com os campos desejados e depois invocá-lo com CALL SCREEN. Mas desenhar o ecrã e definir o PAI e o PBO é uma valente maçada.

Outra solução é recorrer às funções POPUP_GET_VALUES ou POPUP_GET_VALUES_DB_CHECKED. São bastante versáteis mas ainda assim algo chatas de utilizar e com algumas limitações.

Mas há uma forma mais simples de o fazer. É através do CALL SELECTION-SCREEN. Passo a explicar:

Primeiro há que definir o ecrã de selecção. A sua definição é praticamente igual à do ecrã de selecção inicial de um relatório:


TABLES: t001.

SELECTION-SCREEN BEGIN OF SCREEN 3000.
PARAMETERS: p_uname TYPE syuname.
SELECT-OPTIONS: p_bukrs FOR t001-bukrs.
SELECTION-SCREEN END OF SCREEN 3000.

Depois, onde quer que te apeteça invocar o ecrã é só… invocares o ecrã:


START-OF-SELECTION.

* faz não sei quê antes

  CALL SELECTION-SCREEN 3000 STARTING AT 5 5.

* e mais não sei quê depois

E dá nisto:

CALL SELECTION-SCREEN

Se meteres o STARTING AT ele vai criar uma janela de diálogo modal. Se não meteres nada, o ecrã ocupará a janela toda. O ecrã de selecção pode ser tão complicado quanto quiseres, podendo incluir abas e tudo o mais. Além disso, porque para o SAP ele não passa de um ecrã de selecção como os outros, poderás gravar variantes e tudo.

Nota que esta abordagem pode também ser usada em transacções, sendo a única desvantagem o facto de exigir F8 em vez de ENTER para submeter os valores.

Obrigado a cristinacosta pela foto.

O Abapinho saúda-vos.

Deixe um comentário


Acerca do Abapinho
O Abapinho é suportado pelo WordPress
Artigos (RSS) e Comentários (RSS).