Patrocinado por
Patrocinado por Inetum

Atender o cliente ou aviar o freguês?

images/thumbnail.jpg - Thumbnail

Em todo o lado onde se use o elemento de dados KUNNR, a sua descrição diz “Cliente”. E se quiseres mudar a descrição deste campo de “Cliente” para “Freguês”? “Freguês” é tão mais bonito! Ou imagina que a empresa para quem trabalhas trafica droga e te diz que gostava que no LIFNR aparecesse “Dealer” em vez de “Fornecedor”. Claro que nos ecrãs e relatórios Z podemos descrevê-lo como quisermos mas… e nas transacções standard?

Fazes isto: vai à transacção CMOD e escolhes o menu “Ir para > Ampliações Globais > Palavras-chave > Modificar”. Depois introduzes o elemento de dados cuja descrição pretendes alterar. Aparece-te então uma caixa de diálogo na qual podes redefinir todas as descrições desse elemento de dados. A seguir gravas e já está. A partir de agora, em todo o lugar onde este elemento de dados é usado aparece a tua nova descrição. Poderoso!

Ah, e na opção de menu mesmo ao lado (aquele que diz “exibir”) podes ver a lista de elementos de dados que foram já alterados nesse sistema.

Simples? Pois, mas tem calma, não te ponhas a chamar “coisa” ao MATNR nem “amiguinho” ao UNAME e por aí adiante. O SAP é uma coisa séria.

Obrigado ao Miguel Freitas pela dica.

O Abapinho saúda-vos.