Patrocinado por
Patrocinado por Inetum

Finalmente o ABAP sabe Excel

images/thumbnail.jpg - Thumbnail

Há várias formas de criar um Excel em ABAP. Umas mais masoquistas, outras menos masoquistas; umas mais foleiras, outras menos foleiras.

A mais comum utiliza OLE2. Pode ver-se um exemplo aqui. É comum porque até há pouco tempo era a menos má de todas as alternativas. Mas mesmo assim é foleira porque, o OLE2 é feito do lado do SAPGui por isso não só é lento como não funciona em background.

Também há umas funções antigas como a MS_EXCEL_OLE_STANDARD_DAT que na prática também usa OLE e vai dar ao mesmo mas com menos flexibilidade.

Depois há abordagens malucas tipo esta que gera o XML do Excel explicitamente.

E deve haver mais.

Mas já nada disso interessa porque agora existe o ABAP2XLSX. O ABAP2XLSX é um projecto da SCN (SAP Community Network) desenvolvido por um rapaz jeitoso chamado Ivan Femia. O ABAP2XLSX é constituido por um conjunto de classes que permitem gerar em ABAP ficheiros Excel em formato XLSX de forma nativa, ou seja, sem recorrer a componentes externos. É simples de desenvolver, rápido a executar e pode ser feito em background. Além disso está bem documentado, tem dezenas de exemplos disponíveis e é apoiado por uma comunidade activa.

Permite gerar folhas de cálculo às cores e às bolinhas e com fórmulas e tudo e tudo e tudo. Deixo aqui apenas um dos exemplo (ZDEMO_EXCEL1):

https://github.com/abapinho/codesnippets/blob/master/zdemo_excel1.abap

Para o começares a usar basta instalares o nugget através do SAPlink que está disponível na página do projecto.

Obrigado a Filip Dujardin pela foto.

O Abapinho saúda-vos.