"
Apoiado por

Salta a parede

Baixa a música.
Fecha a porta.
Olha à volta.
Está alguém a olhar para ti?
Não estás a ser observado?
Nem câmaras de vigilância?
Então, podemos continuar.

Concentra-te.

E faz o seguinte:

  1. Na SE38 abre o programa LSKEYF00, procura o FORM JUMP_THE_WALL e coloca um breakpoint na linha que diz CHECK SY-SUBRC NE 0;
  2. Ainda na SE38 abre qualquer programa standard que queiras alterar e carrega em “modificar”. Aparecer-te-á o depurador (custa-me muito chamar depurador ao debugger);
  3. Altera o valor da variável SY-SUBRC para 0 (zero) e depois prossegue com F8. Repete este passo tantas vezes quantas forem necessárias;
  4. Faz as alterações todas que queres fazer ao programa standard;
  5. Carrega no botão de activação. O sistema tornará a parar no breakpoint e por isso terás de proceder novamente como no passo 3.

Já está. Alteraste um programa standard de forma manhosa e ilegal e provavelmente agora terás de fugir porque o teu nome de utilizador ficou lá registado como a última pessoa que o alterou e mais cedo ou mais tarde vão descobrir o que fizeste.

Mete uns auscultadores com esta música e apanha um avião para aqui.

Obrigado a José Faria por arriscar a sua vida partilhando esta dica.

E obrigado a K. D. pela foto.

O Abapinho saúda-vos.

7 comentários a “Salta a parede”

  1. Custodio Diz:

    Esse truque eu cinhecia em outro form em versoes antigas, mas a SAP o encondeu. Pelo visto nao escondeu muito bem. Obrigado, sera muito util para provar aos clientes que tal coisa so sera possivel com alteracao do standard! :D

    Agora acho melhor voces pedirem asilo na Embaixada do Equador.

  2. Mauricio Cruz Diz:

    Entendi! Você sai de férias e quer mais é ver o circo pegando fogo quando voltar! hahaha.

    Conhecia esse esquema da forma antiga, como o Custódio comentou. Não sabia desse novo meio!

    Abraços Nuno!

  3. Nuno Godinho Diz:

    Lavo daqui as minhas maos :) nem estou em Portugal, nao tenho nada a haver com isso :) eu so’ mostrei a polvora, nao fiz explodir nada :)

  4. Programista ABAP Diz:

    SAP Kung-Fu ! Very helpful article!! Thanks!

  5. Otavio Diz:

    Bom dia.

    Eu gostaria de alterar um programa que não é Standard (programa zteste, que está salvo localmente). Porém, este programa está no ambiente QAS (ambiente que agora está fechado para modificações). Será que tem como alterar um programa (que não é standard) em um ambiente fechado?

    Desde já, muito obrigado.

    Otávio May

  6. Alisson Alves Diz:

    Olá Otávio como você quer modificar um programa em qas ou até mesmo em PRD kk precisará pedir para seu BASIS liberar a modificação pela transação SCC4 dai sim você colocará o break no programa LSKEYF00 e assim parará no ponto para você modificar o seu programa!

  7. Evandro Lopes Diz:

    Sei que o post ja caducou, mas tem outra forma de alterar um programa diretamente em QAS ou PRD sem a necessidade de abrir o ambiente.

    Basta abrir o programa na SE38, ativar o debug e clicar em editar. Depois, inserir um watchpoint em “sy-subrc = 12”.

    Depois, só prosseguir com o debug (F8). Vai ser exibida a tela que diz que não é possível editar até o programa. Só dar o enter e o programa vai cair no watchpoint. Basta ir alterando o sy-subrc pra 0 em todas as vezes que ele parar que, quando sair do debug, o programa estará aberto para edição.

    Só não vai esquecer de, depois de modificar o ambiente, copiar as alterações para o DEV e depois subir a request para todos os ambientes, para “formalizar” o processo.

Deixe um comentário


Acerca do Abapinho
O Abapinho é suportado pelo WordPress
Artigos (RSS) e Comentários (RSS).