"
Apoiado por

Usa um gestor de passwords na tua vida

E pronto, se leste o título, a dica está dada.

Agora umas dicas sobre a dica:

Com tanta password para decorar nos dias que correm, se não usas um programa do género ou é porque a tua password é sempre a mesma ou porque usas passwords muito básicas daquelas que só muda uma letra conforme o contexto. Está mal.

Eu uso o 1Password e gosto muito. Tenho-o no mac, no telefone e no tablet. Só não o tenho no computador de trabalho SAP porque é do cliente e, como não é meu, não merece que gaste dinheiro nele. O 1Password não é barato. Mas é muito bom. O blog do 1Password também é bom de seguir.

Mas também os há em grátis. Como o KeePass, por exemplo, que usei nos tempos do Windows, ainda o 1Password era uma criança.

Se o assunto te interessar aconselho a leitura de um pequeno livro digital chamado Take Control Of Your Passwords que comprei, li e onde aprendi muito.

Um gestor de passwords não serve para guardar só passwords. Neles podes guardar os códigos dos cartões VISA, números de cartões de fidelização, contas de bancos, dados do passaporte, etc.

Tudo o que são números e passwords na minha vida fica guardado no mesmo sítio, um sítio seguro. A única coisa que tens de garantir é que não te esqueces da password principal e que não a publicas no Facebook sem querer. É conveniente.

E para não te ires embora a praguejar porque esta dica não tem puto a ver com SAP, vai ler este artigo num blog da SCN que ensina como integrar o KeePass com SAP para não ter de usar o SAP Logon.

O Abapinho saúda-vos.

2 comentários a “Usa um gestor de passwords na tua vida”

  1. Ricado Quintas Diz:

    Alo Dr!
    Grande dica.
    Meu eu tenho outra dica para partilhar.
    Apos anos em que tive n devices e respectivas apps para gerir as minhas passwords, cheguei a conclusao de que nao me consigo adaptar a programas proprietarios de gestao de passwords.
    Todos tem vantagens/desvantagens. Mas confesso que nao fico muito confortavel em ter as passwords numa app que nao sei se irei manter no proximo device.
    No meu caso, uso o tradicional Excel.
    E ainda por cima no Dropbox (heresia!!).
    Mas tenho as minhas passwords “sujas”. Ou seja, posso dar o meu excell a quem quiser, que nao ira conseguir fazer uso dele.
    Claro que nao esta imune a ataques de forcas brutais (brute force attack), mas tambem acho que isso nao acontece com tanta regularidade.

    Alem disso, e acho que esta dica e de maxima importancia, tenho um “survival kit” impresso em que guardo todas as minhas passwords, etc… e que partilho com a minha mulher.

    Shhh…. mas nao digam a ninguem.
    ;o)

    Abraco

  2. Nuno Godinho Diz:

    Ricardo, também acho pouco provável que venhas a sofrer um ataque :) mas ainda assim desafio-te a ler o “Take Control of Your Password”. É muito instructivo.

Deixe um comentário


Acerca do Abapinho
O Abapinho é suportado pelo WordPress
Artigos (RSS) e Comentários (RSS).