"
Apoiado por

Acrescenta parâmetros a métodos e funções standard

Todos conhecemos as ampliações implícitas da SAP, que permitem adicionar código no início ou final qualquer blocos de código standard (funções, métodos, etc.). Já todos as usámos para alterar uma BAPI ou outro código standard qualquer.

Mas só há pouco tempo é que descobri que também é possível usar ampliações implícitas para acrescentar parâmetros a funções e métodos ABAP standard.

Enquanto estiveres num tabulador de parâmetros da SE37 ou SE24 carrega no botão de ampliação (a espiral, o ícone mais bonito do SAP). Aparece-te uma caixa de diálogo a pedir o nome de uma ampliação. Dá-lhe um nome ou escolhe uma existente e agora já podes adicionar aos parâmetros o que te der na real gana:

param_extra_em_fm

Nota a coluna à direita a identificar a ampliação a que pertence o parâmetro.

A primeira coisa de que me lembrei foi pode adicionar parâmetros que faltem a uma BADI mas depois lembrei-me que como estas são invocadas por código standard este também teria de ser alterado para enviar o novo parâmetro. Enfim.

Agora vá, vai lá estragar o máximo de funções standard que conseguires.

Obrigado Pierre Ameye pela dica.

Foto: James Marvin Phelps via Visual hunt / CC BY-NC

O Abapinho saúda-vos.

2 comentários a “Acrescenta parâmetros a métodos e funções standard”

  1. Fred Diz:

    Mas, se o parâmetro for opcional não seria necessário corrigir os códigos-fontes standard que chamariam as funções, correto? No seu exemplo, eu não teria que corrigir todas as chamadas de KNA1_SINGLE_READ, adicionando o parametro ZNUNO?

  2. Nuno Godinho Diz:

    Fred, não é preciso corrigir nada porque os parâmetros criados desta forma são obrigatoriamente opcionais (como podes ver o parâmetro ZNUNO está criado como opcional).

Deixe um comentário


Acerca do Abapinho
O Abapinho é suportado pelo WordPress
Artigos (RSS) e Comentários (RSS).