Patrocinado por
Patrocinado por Inetum

Atalhos mágicos para menus

images/thumbnail.jpg - Thumbnail

Se tu que estás a ler isto achares que tudo o que está escrito no Abapinho é literalmente verdade, o que te vou dizer a seguir vai desiludir: quando disse mágico não quis dizer que era sobrenatural. É só uma forma mais abrilhantada de dizer que é surpreendente e inesperado. Tomei esta liberdade um bocado como quando dizes estou morto de sede e no entanto ainda estás vivo. Tendo clarificado isto, podemos continuar.

É sabido que podemos aceder aos menus do SAP GUI com o teclado usando a tecla ALT. Mas há outra forma menos conhecida: escrevendo na caixa de transacção um ponto (este: .) seguido das letras de atalho (que estão sublinhadas) de cada opção do menu.

Assim, por exemplo, se quiseres ir ver o Glossário que está debaixo do menu Ajuda só tens de escrever:

.ag
E depois… ENTER com em qualquer outro comando.

Claro que isto presume que estás a usar o GUI em português. Se estiver em inglês o menu é Help e a opção é Glossary e aí o comando já é:

.hg

E o comando pode ser mais complicado. Num artigo anterior expliquei que o comando %pc permite gravar a lista num ficheiro local. Mas isso também poderia ser feito com o seguinte comando (num GUI em inglês):

.ytai

Que são as letras da opção de menu System/List/Save/Local file.

Mágico, não?

E para que serve? Bem, além de servir para impressionar os amigos e melhorar o teu estatuto profissional, pode servir para introduzir comandos de menu num BATCH-INPUT ou _CALL TRANSACTION.

O Abapinho saúda-vos.