"
Apoiado por

abapBlame – O meu novo projecto open source

O gestor de versões do ABAP é muito mau. Para além de todos os seus defeitos, ele não permite de forma fácil saber quem fez o quê e quando. O git, que é um gestor de versões a sério, permite obter essa informação facilmente através da sua ferramenta git-blame.

Devido a isto, muitos ABAPers habituaram-se a acrescentar o seu nome e data a todas as linhas de código que acrescentam, que apagam e que alteram. Assim, à medida que um programa ABAP vai sendo mais modificado, mais ilegível se vai tornando e mais difícil é navegar entre versões para saber quem fez o quê.

Na esperança de contribuir para colmatar esta falta, criei um programa que tenta replicar alguma da funcionalidade do git-blame. Está em alfa (faltam funcionalidades), quase em beta. Mas já funciona. E é muito fácil de usar. Experimentem por favor. Espero que gostem. Todas as sugestões e correcções são bem-vindas.

Está aqui: https://github.com/abapinho/abapBlame

Se gostas do projecto e queres ajudar-me a dar-lhe mais visibilidade, por favor clica na estrela, na página github do projecto. Obrigado!

O Abapinho saúda-vos.

Obrigado pela foto, chucknado.

2 comentários a “abapBlame – O meu novo projecto open source”

  1. Rui Diz:

    Olá Nuno,
    Ideia bastante interessante e com mesmo muito utilidade para projetos com alguma dimensão.
    Como está este projeto? Sempre conseguiste implementar?
    Cumprimentos

  2. Nuno Godinho Diz:

    Olá Rui,

    Sim, está implementado e já o tenho usado. Simplifica imenso a análise do código.
    Podes encontrá-lo aqui: https://github.com/abapinho/abapBlame
    Já funciona para boa parte dos casos.

    Ainda tem alguns bugs e faltam implementar algumas funcionalidades extra, que estão documentados aqui: https://github.com/abapinho/abapBlame/issues. Ultimamente não tenho tido tempo. Toda a ajuda é bem-vinda ;-) Bem como sugestões!

Deixe um comentário


Acerca do Abapinho
O Abapinho é suportado pelo WordPress
Artigos (RSS) e Comentários (RSS).