Implementámos 1000 notas SAP à mão
No final do século passado, um determinado gestor de projecto de um determinado cliente meteu na cabeça que não queria fazer upgrade ao seu sistema SAP. Em vez disso decidiu implementar manualmente as notas SAP equivalentes a fazer esse upgrade. Todas as 1000 notas.
Nunca entendi porquê. Mas fui chamado para me juntar a mais uns 8 ou 10 consultores ABAP e, durante dois fins-de-semana, implementámos cerca de mil notas à mão.
O procedimento? Imprimiram as notas todas e fizeram com elas uma enorme pilha de papel. Cada um de nós ia à pilha tirar a nota de cima, implementava-a à mão, e depois colocava-a na pilha das notas já implementadas. Isto 1000 vezes. Mais ou menos 100 notas cada um.
Fiz aquilo e fui pago. Todos fomos. A brincadeira custou muito dinheiro. Dinheiro para o lixo porque mais cedo ou mais tarde tiveram de fazer um upgrade a sério.
Quando terminámos viemos embora e nunca mais falei com ninguém sobre o assunto. Mas às vezes pergunto-me quantos erros teremos feito. Ao implementar manualmente tantas notas é inevitável ter cometido alguns. Como é que aquele sistema sobreviveu a esta operação tão violenta?
Acontecem coisas estranhas no mundo do SAP.
O Abapinho saúda-vos.