A magia do F2 no Eclipse ADT
2024-04-22
O Eclipse ADT chama-lhe Code element information.
E é uma dádiva.
Imagina o seguinte cenário: estás a alterar um método de uma classe. Nesse método há uma variável e tu precisas de saber quais os valores declarados no domínio dessa variable’s domain.
No SAPGUI
- Fazes duplo clique em cima da variável. Se essa variável estiver declarada, o editor salta para outra zona do ecrã e passa a mostrar a declaração dessa variável. Se variável tiver sido criada in-line então salta para onde ela foi criada, o que é mais confuso porque continuas sem poder saber qual o tipo da variável. Mas vamos assumir que foi declarada.
- Agora tens de fazer duplo clique em cima do elemento de dados com que ela foi declarada.
- Aparece-te um popup a perguntar se queres gravar o código porque tens de saltar para outro contexto. Logo aqui é lixado porque tu ainda não irias gravar pois estás a meio de uma alteração e aquilo nem sequer está a compilar. Mas não tens hipótese, tens de gravar senão não sais dali.
- Gravas. E lá vais tu para o terceiro contexto: o ecrã da
SE11
com os detalhes do elemento de dados. - Tornas a fazer duplo clique, desta vez em cima do domínio. Vais para o quarto contexto: o ecrã da
SE11
com os detalhes do domínio. - Carregas no separador Value range, que te leva ao quinto e último contexto: a lista de valores associados ao domínio. Vês o que tens a ver para tirar a tua dúvida e estás pronto para voltar ao código. Mas… estás tão longe dele.
- Para lá chegares tens de fazer
F3
, F3
,F3
,F3
,F3
.
Achas isto razoável? Eu não.
No Eclipse ADT
- Colocas o cursor em cima da variável e carregas em
F2
. Aparece um pequeno popup contextual que te dá um link para o elemento de dados bem como a documentação a ele associada. O código, esse continua no mesmo sítio. - Clicas no link e na mesma janelinha agora vês os detalhes do elmenento de dados, com todas as suas descrições e um link para o domínio.
- Clicas no domínio e agora tens os detalhes do domínio, incluíndo os valores a ele associados. Já está. Como fazes agora para voltar ao código? Na verdade tu continuas no código. Nunca de lá saíste.
- Clicas algures fora da janela e ela desaparece. Pronto. Podes continuar o que estavas a fazer sem teres sido interrompido por 5 contextos diferentes. E podes fazer isto constantemente, que é o que eu faço.
Que tranquilidade.
Conclusão
Portanto, se ainda estás a usar o SAPGUI e poderias estar a usar o Eclipse ADT, és granda totó.
O Abapinho saúda-vos.