Vai pelos teus dedos
Tenho uma série de amigos gestores, advogados, marketeers, programadores, etc. que trabalham em empresas muito dinâmicas e competitivas, que dizem ser muito ocupados e que têm sempre imenso trabalho. Dedicaram vários anos da sua vida a um curso superior para se especializarem numa determinada área e alguns deles já fizeram o esforço adicional de tirar pós-graduações para terem mais qualificações e conseguirem fazer mais coisas melhor e mais depressa. Mas a maior parte deles usa 2 dedos para teclar no computador. Acumularam durante anos imensas capacidades que é suposto torná-los ultra-eficientes, e depois usam 2 dedos para as teclar.
A única razão que faz com que isto seja admissível e não passem uma grande vergonha é simples: os seus chefes e os chefes deles também teclam com 2 dedos. É certo que já há muito tempo que a dactilografia se devia ter tornado cadeira obrigatória desde a primária. Afinal, na 1ª classe ensinam-nos a escrever com uma caneta e hoje já quase a trocámos pelo teclado. Mas o atraso do ensino oficial não é desculpa para que milhares de eficientes trabalhadores passem o dia a olhar para o teclado para ver se acertam nas teclas certas com ambos os seus dedos escritores.
Se estás a ler isto o mais provável é seres programador informático. E se és programador informático o mais provável é não usares apenas dois dedos para teclar. Ainda assim, pergunta-te se não terias a ganhar em exercitar um pouco as tuas habilidades dactilográficas. Diz-me: dactilografas por toque?
Embora uma grande percentagem das pessoas use um computador para fazer a maior parte do seu trabalho, a dactilografia por toque (touch typing em inglês) parece continuar a ser uma arte esotérica apenas acessível a essa sociedade secreta que são as secretárias. Dactilografar por toque significa dactilografar sem ter de olhar para o teclado e tem duas vantagens, ambas relacionadas com a velocidade a que se consegue escrever. Não só permite utilizar 10 dedos em vez de 2 como, uma vez que não é preciso olhar para o teclado, pode olhar-se o tempo todo para o ecrã detectando assim quaisquer erros que se façam. Aprender dactilografia por toque é mais simples e mais rápido do que parece e além disso é divertido.
Os Excelentíssimos Senhores Doutores Engenheiros e quejandos que depois de lerem isto se sentirem envergonhados encontram aqui um curso grátis online (que está em português e tudo) e encontram aqui um jogo online em inglês. Mas há muitos, basta procurar. E vão descobrir que, se seguirem as lições e praticarem uns minutinhos por dia, em poucas semanas o vosso dia de trabalho vai esticar uma ou duas horas. Como já se dizia no paleolítico: vale mais subir um degrau por dia do que um prédio por ano.
Vai pelos teus dedos.
O Abapinho saúda-vos.