Patrocinado por
Patrocinado por Inetum

Padrões de projecto de software em ABAP

images/thumbnail.jpg - Thumbnail

Estamos em constante aprendizagem. Mas volta não volta aprendemos algo que nos obriga a dar um salto paradigmático na forma como olhamos para o que fazemos.

A última vez que isso me tinha acontecido foi quando comecei a usar OO em ABAP. OO não era novo para mim pois sempre programei em Java, C#, C++, etc. Mas poder finalmente aplicar os conceitos de OO em ABAP foi um alívio e um salto quântico na qualidade, flexibilidade e velocidade do meu trabalho.

Sinto-me neste momento a dar mais um salto. Porque estou finalmente a aprender a usar padrões de projecto (software design patterns). Desde sempre que ouvi falar neles mas nunca lhes dei a devida atenção. Por exemplo, o site de ABAP ZEVOLVING há muitos anos que fala neles e lembro-me de ter lido vários destes artigos. Mas de alguma forma ainda não tinha encontrado um texto que, para além de os explicar, mostrasse de forma clara as vantagens da sua utilização.

Agora, graças ao Miguel Jorge, encontrei: Head First Design Patterns. Além de cómico, explica de forma clara e simples as limitações dos paradigmas OO e como é que a utilização de padrões de projecto podem ajudar a contorná-las.

Esta página descreve-os e também os critica.

A partir de hoje sempre que desenhar soluções OO tentarei ter presentes os vários padrões existentes e aplicá-los sempre que tiverem cabimento.

Obrigado Miguel Jorge!

O Abapinho saúda-vos.