Adeus Evernote, olá Obsidian
Depois de 10 anos a usar o Evernote, este ano comecei a procurar alternativas. No início o Evernote era fantástico. Mas parou no tempo e deixou-se ultrapassar. Entretanto apareceram tantos conceitos novos: jardins digitais, backlinks , Zettelkasten , Evergreen notes , MOCs, etc. E o Evernote lá continua, igual ao que sempre foi, condicionando-nos a tirar notas em vez de criar notas.
Em Julho deste ano tentei migrar para o Notion mas não correu bem. Não só não gostei da experiência como compreendi que, embora o Notion fosse uma evolução em relação ao Evernote (Markdown, backlinks, etc.), não preenchia alguns dos requisitos básicos para mim:
-
Não usar a Cloud (ficheiros locais)
-
Fácil de fazer copy & paste de outras fontes
-
Bom interface (práctico e rápido)
-
Não ficar preso a um programa
-
Gestão de versões (git)
Então tergiversei. Abandonei o Notion e voltei para o Evernote. Felizmente ainda não tinham divergido muito. Decidi aguardar que aparecesse algo que respondesse a todos os pré-requisitos. Imaginei que o Athens poderia ser uma hipótese.
Até que me cruzei (novamente) com o Obsidian. E foi amor à segunda vista! É que já tinha instalado o Obsidian há uns meses mas não o tinha explorado muito. Além disso ele tem evoluído muito nos últimos meses.
Depois de o explorar e experimentar bastante, compreendi que o Obsidian é fabuloso, responde a tudo o que eu preciso e ainda permite coisas que eu não tinha antecipado. Decidi adoptá-lo.
Mas desta vez não migrei tudo de uma vez do Evernote para o Obsidian. Estou a migrar por partes. E ainda bem, porque isso tem-me permitido ir compreendendo melhor como lidar com cada caso particular.
Estou a usá-lo diariamente há duas semanas e, ao contrário do Notion, o Obsidian é práctico, super rápido e dá muito prazer usar. Penso que é desta. E é grátis! Mas é tão bom que eu decidi pagar os $25. Eles merecem.
Dito isto, há alguns cenários que ainda não entendi como fazer funcionar bem no Obsidian. Esses continuam no Evernote, à espera que eu encontre uma solução ou que o Obsidian passe a permitir MOCs dinâmicos. Não tem mal. Esperarei tranquilamente.
Actualizarei este artigo quando tiver novidades. Até lá, vou continuando alegremente a podar o meu jardim digital no Obsidian.
O Abapinho saúda-vos.